top of page

CASE: Instituto ELDORADO no Metaverso


Palestra no metaverso do Instituto ELDORADO
Palestra no metaverso do Instituto ELDORADO

No dia 26 de abril (2022), em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, aconteceu a palestra "Metaverso e a propriedade intelectual contemplando a aplicação de NFTs". A palestra foi ministrada pela sócia-fundadora do escritório Peck Advogados, Patricia Peck e aconteceu no auditório, dentro do ambiente em realidade virtual, da área de PI (Propriedade Intelectual) do Instituto ELDORADO. O evento alcançou mais de 400 colaboradores que puderam acompanhar ao vivo a transmissão da palestra.


Contando um pouco do processo que viabilizou a realização deste evento e sua transmissão dentro do conceito de metaverso, a parceria do STEGUN Studio com o Instituto ELDORADO acontece desde o início de 2021, com projetos de criação de animações para treinamento interno com colaboradores. No início de março deste ano (2022) assumimos, em conjunto, o desafio de criar e viabilizar um espaço dentro do conceito de metaverso para a realização da palestra que trataria de assunto ligado a esse universo. Nessa época, já tínhamos colocado no ar e estava funcionando aqui no estúdio o nosso ambiente em realidade virtual. Partindo desse modelo como referência, optamos por desenvolver o novo projeto dentro de moldes similares e rodando na mesma plataforma (Mozilla Hubs) do ambiente que montamos aqui para o estúdio.



Auditório em uso. Avatares da Aline e do Loiberto no palco fazendo abertura da palestra.
Auditório em uso. Avatares da Aline e do Loiberto no palco fazendo abertura da palestra.

Inicialmente tivemos algumas conversas para analisar a viabilidade (considerando as necessidades do projeto), moldadas dentro das possibilidades disponibilizadas atualmente pela plataforma (Mozilla Hubs). Logo de cara nos deparamos com a questão da capacidade de ocupação (avatares) simultânea de uma sala dentro do Hubs, já que a plataforma aconselha algo em torno de 25 pessoas por ambiente prezando por manter a qualidade e estabilidade de uso em cada sala. Apesar dessa “limitação”, à qual demos total atenção, seria possível realizar a transmissão ao vivo; a partir de um avatar que estivesse dentro da sala, para qualquer canal de videoconferência disponível. Essa foi a solução que adotamos para viabilizar a realização da palestra; desta forma seria possível alcançar qualquer colaborador que não estivesse necessariamente dentro da sala mas estivesse conectado ao canal de vídeo conferência. O conteúdo da palestra estaria, assim, disponível para todos, já que a palestra seria pontual e transmitida ao vivo.


Além do ambiente em formato de auditório, o projeto contemplou também um segundo ambiente em formato de galeria, para exposição de ativos relacionados a registros e patentes. Esse segundo ambiente ficaria disponível e “aberto 24h” para visita dos colaboradores.


Modelagem 3D do auditório
Modelagem 3D do auditório (Blender3D)

Shading (iluminação, cores) do auditório (Blender3D)
Shading (iluminação, cores) do auditório (Blender3D)

Durante todo o desenvolvimento do projeto, estivemos em contato constante com os responsáveis e idealizadores pelo lado do ELDORADO - Aline Schürmam e Loiberto Verwiebe - que nos orientaram, forneceram material/conteúdo e participaram de todos os testes necessários. De nossa parte, realizamos a criação, otimização e caracterização (comunicação visual) dos dois espaços em modelos 3D, usando o software Blender3D e configuramos e implementamos os modelos (auditório e galeria) na plataforma Mozilla Hubs. Posteriormente fizemos rápidos treinamentos e ensaios com o pessoal que estaria presente na palestra e desenvolvemos e configuramos também alguns avatares 100% personalizados para uso dentro das salas.



Hall de entrada da GALERIA do depto de PI do Instituto ELDORADO
Hall de entrada da GALERIA da área de PI do Instituto ELDORADO

Vista parcial - sala interna GALERIA
Vista parcial - sala interna GALERIA

Avatares 100% personalizados
Avatares 100% personalizados

Uma das maiores virtudes desse projeto foi que ele possibilitou, para muitas pessoas, um primeiro contato/experiência com esse universo dentro do conceito de metaverso, além de mostrar na prática o quanto a exploração e utilização desses recursos que já estão disponíveis hoje e agora permitem alcançar, e o enorme potencial que já temos nas mãos.

Temos uma caminhada longa de aprendizado e desenvolvimento tecnológico dentro desse mercado “metaverso” mas o melhor momento para começar é sempre o agora.

Para finalizar, nós do STEGUN Studio, queremos deixar registrado nosso enorme agradecimento para a Aline e Loiberto e Patricia (Peck) que acreditaram no projeto, além de todos os demais envolvidos direta ou indiretamente pela viabilização desse projeto incrível. Renato Stegun Diretor de Criação e Diretor de Arte do STEGUN Studio. Links: Instituto ELDORADO Peck Advogados Mozilla Hubs Blender3D STEGUN Studio



76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page