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Imagem é amor, é sentimento é engajamento!

Atualizado: 20 de abr. de 2021


Estava lendo alguns artigos sobre criação de conteúdo, marketing digital e afins e me deparei várias vezes com a informação do quanto imagens podem fazer muita diferença na qualidade do conteúdo e no aumento de interesse desse conteúdo para as pessoas.

Por exemplo, essa citação no artigo "O Que é Growth Hacking e Como Usar para Atrair e Reter Clientes" (fonte: NeilPatel), quando ele fala sobre fatores mais efetivos para o Growth Hacking:

"Fator 2. Inclua algumas imagens no seu conteúdo: Imagens são um fator muito importante para o sucesso do growth hacking. Entre 2010 e 2012, eu criei um total de 47 infográficos para o KISSmetrics. Nosso resultado: o blog gerou mais de 2,500,000 visitas e 41,142 links espontâneos vindos de 3,741 domínios únicos."

Neste outro artigo "Como criar conteúdo viral: 10 ideias de 100 milhões de artigos" (OkDork) nos deparamos com a seguinte informação:

"2) Ter pelo menos uma imagem em sua postagem leva a mais compartilhamentos do Facebook."

Todos nós já ouvimos especialistas dizerem que imagens atraentes aumentam o engajamento. Mas isso só se aplica a postagens sociais no Facebook, certo? E quanto ao conteúdo escrito real? Desta vez, analisamos todos os artigos que rastreamos no BuzzSumo para comparar o número médio de compartilhamentos de conteúdo do Facebook com:

O gráfico mostra a média de compartilhamento de artigos.

Azul claro: sem imagem; azul escuro: com imagem. (fonte: OkDork | Buzzsumo) Claramente vemos que a simples inclusão de uma imagem junto ao seu conteúdo pode fazer uma diferença enorme. Obviamente (para não dizer que não falei) que a qualidade da imagem terá um peso considerável para o resultado. :) Pensando um pouco sobre que tipo de imagem será mais relevante para seu conteúdo, considere sempre o contexto do tema que você está falando em sua live, apresentação ou escrevendo em seu blog ou post. A imagem pode funcionar de várias formas como, por exemplo, algo divertido para "quebrar o gelo" ou também algo informativo sobre o funcionamento de seu negócio ou produto. Nesses casos uso de ilustrações pode ser uma excelente opção por vários motivos. Abaixo listamos alguns:

  • Característica lúdica que permite explorar mais a fundo o lado sentimental e de empatia;

  • Com a ilustração temos possibilidade de mostrar situações que poderiam ser complexas ou até impossíveis com uma foto, por exemplo. Essa é uma característica que gosto muito;

  • rapidez no processo de produção e implementação;

  • foco e personalização total sobre seu assunto ou produto.

Siga-nos no Instagram (@rstegun) Como exemplo, veja abaixo duas ilustrações informativas que produzimos aqui no STEGUN/Studio. A primeira sobre o funcionamento de um produto e a segunda sobre o passo a passo mostrando objetivamente como contratar um serviço:


Ilustração informativa sobre a cafeteira MOKA. Projeto: Renato Stegun (STEGUN/Studio)


Ilustração sobre o passo a passo mostrando como contratar um serviço.


A mesma ilustração anterior adaptada para postagem no Instagram.


Vimos acima, algumas possibilidades de aplicação e uso da ilustração para complementar e produzir conteúdo de forma mais interessante.


Para finalizar, nossa dica é: use e abuse das ilustrações informativas em seu conteúdo pois, além de agregar conhecimento ao seu público, e todos nós gostamos de aprender, as imagens enriquecerão demais seu material e provavelmente você verá mais pessoas compartilhando seu conteúdo pela rede. Gostou desse artigo? Tem algo a acrescentar ou sugerir? Curta, compartilhe e escreva para gente ou deixe um comentário aqui no blog mesmo! Até Breve. Renato Stegun

Precisa de alguém para criar imagens 100% personalizadas e exclusivas para seu conteúdo? Clique aqui e conheça nosso trabalho.


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