Tive minha formação escolar no colégio técnico, lá nos 90, onde me formei como técnico em Processamento de Dados (em 1993). Nem se usa mais essa denominação para essa área que hoje é conhecida como área de TI (Tecnologia da Informação). Posteriormente, na faculdade, cursei Publicidade e Propaganda.
Na área da tecnologia, uma velha questão nos acompanha desde sempre: tal software é melhor que o outro? É famosa também essa "disputa" entre os hardwares: tal equipamento é melhor que o outro (Mac X PC)? O mesmo ocorre com sistemas operacionais. Mas, para esse texto, vamos focar somente na questão dos softwares, ok? :)
Bom, como o assunto aqui é relacionado à área de criação visual, vou comentar um pouco sobre minha experiência com inúmeros softwares que já usei e uso em minha produção.
Hoje, basicamente uso com muita frequência os softwares da Adobe: Illustrator, Photoshop e After Effects. Porém, sempre que possível, experimento "alternativas" como Krita, Affinity Photo, Affinity Designer, Inkscape etc.
Recentemente, iniciei estudos pesados na área de produção 3D e encarei o famoso Blender! E vou confessar uma coisa: está sendo a experiência mais sensacional que tive em aprendizado e possibilidades de criação visual dentro do meu trabalho, nos últimos tempos.
(Falei sobre essa minha experiência, nesse POST - Clique aqui para ler).
Vamos focar na questão base que me inspirou a escrever esse texto: QUAIS OS MELHORES SOFTWARES PARA TRABALHAR COM CRIAÇÃO VISUAL?
Começo ponderando algo que considero fundamental para entender meu ponto de vista sobre esse assunto:
SOFTWARE é FERRAMENTA!
Isso significa que não necessariamente poderemos eleger um único software como o "melhor". Aliás, aproveito esse momento para avisar que não vou fazer essa "eleição" aqui. hehe
Explico: considerando o 'software' como uma ferramenta que servirá de auxílio para realização de determinadas coisas, e/ou colocar em suas mãos opções para solucionar e colocar em prática ideias criativas, é quase óbvio que provavelmente um único software não vá oferecer todas as opções para realização de tarefas variadas ou complexas que sejam necessárias frente às suas ideias. É claro que não podemos generalizar e dependendo do por quê você usa, irá sim resolver suas necessidades.
O que pretendo ressaltar é que precisamos olhar para os softwares como ferramentas e quanto mais ferramentas conhecemos, maiores as possibilidades de juntar o que cada uma lhe oferece de melhor para chegar em um resultado diferenciado lá na frente.
Esse é um ponto.
SUA ADAPTAÇÂO À FERRAMENTA
Outro fator muito importante é o quanto você se adapta a determinada ferramenta. Alguém pode chegar para você e dizer: "nossa! Usa esse software que é o melhor do mundo!". Aí você vai usar e não se adapta àquele programa que é super complexo, mas consegue fazer coisas muito mais rápido e com resultados iguais em um outro programa bem mais simples, por exemplo.
Eu já experimentei 5 softwares para gerar animações frame by frame (quadro a quadro). Usei o Animate CC (Adobe), usei o Photoshop, o Krita, o After Effects e o Blender3D. Desses, acredito que o Animate CC seja um dos mais "indicados" (e usados) no mercado para fazer esse tipo de animação. Em todos esses que citei, você consegue fazer a mesma coisa em termos de resultado. No meu caso, o que mais gostei foi o Blender. Pela forma que eu trabalho, achei o Blender o mais prático e rápido para fazer as animações. Além de proporcionar recursos de desenho 2D dentro do ambiente 3D do software. Achei incrível!
Bom, destes exemplos que citei, sei ainda que tem muitos outros softwares especializados e muito usados no mercado e aí entra mais um fator que gostaria de comentar sobre a escolha da ferramenta que será a melhor para resolver o que você precisa. A questão do CUSTO do SOFTWARE.
O CUSTO DA FERRAMENTA
Citei alguns softwares pagos, e outros gratuitos (Softwares livres | Open Source). Tem para todos os gostos, porém, muitas vezes a questão de custo pode inviabilizar o uso de determinada ferramenta.
Aí eu volto a reforçar a questão de que o melhor software será aquele que melhor atender às suas necessidades, inclusive em relação ao custo X benefício. Determinado software pode realmente ser sensacional, porém o custo dele inviabiliza o uso por pessoas que ainda não estejam com produção frequente no mercado ou com um volume que "pague" o custo daquele programa. E isso acontece sim com frequência, especialmente para nós brasileiros que dependemos sempre do quanto nossa moeda está (des)valorizada frente ao dólar/Euro etc.
A MELHOR 'FERRAMENTA' CRIATIVA É: SEU CÉREBRO!
Por fim, acho muito importante também destacar o quanto é importante ter a noção de que o software em si provavelmente não vai fazer o trabalho criativo por você (ainda hehe).
Voltando ao exemplo da animação quadro a quadro, é possível criar a animação com lápis e papel (ferramentas); é possível criar animação quadro a quadro com muitos softwares (ferramentas). A ferramenta que será mais confortável para o que você precisa ou quer fazer, vai depender somente de você. Tenha sempre isso em mente, não é porque você hoje não tem acesso a determinado software que não é possível fazer o que você quer. Procure por alternativas e encontre a ferramenta que vai suprir sua necessidade. Conheça o máximo de ferramentas possíveis, pois conseguirá se virar quando oportunidades aparecerem.
A melhor 'ferramenta' criativa que temos é o nosso cérebro! O resto, é para nos ajudar a colocar as ideias em prática e entregar o produto final de nossa criação.
E para não passar em branco (atualmente) uso: Illustrator, Photoshop, After Effects e Blender3D. Tudo junto e misturado! :)
Até breve.
Renato Stegun
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, ou quiser acrescentar algo, comente abaixo.
Softwares citados: Adobe Illustrator (edição vetorial) Adobe Photoshop (tratamento de fotos, edição bitmap) Adobe After Effects (edição pós-produção vídeos e animações) Adobe Animate CC (edição animações) Affinity Photo (tratamento de fotos, edição bitmap) Affinity Designer (edição vetorial) Krita (tratamento de fotos, edição bitmap) (Open Source) Inkscape (edição vetorial) (Open Source) Blender (edição 3D) (Open Source) #Software #Criação #Adobe #Blender3D #Affinity #Inkscape #Krita
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